SANTA CATARINA PROTAGONIZOU O MOMENTO HISTÓRIO DA INSTALAÇÃO DO PRIMEIRO CONSULADO ITINERANTE DA ROMÊNIA NO BRASIL
O evento histórico aconteceu entre os dias 28 de julho a 01 de agosto de 2023, sendo escolhida a cidade de Chapecó, por estar abrangendo a concentração e a acessibilidade de um grande número de descendentes romenos, como também pelo fato do Consulado Honorário da Romênia em Santa Catarina estar inserido na região.
Nesta inédita ocasião, foram efetuados diversos trabalhos Consulares, como encaminhamento de novos processos de solicitação de recuperação de cidadania, a realização de juramento de novos cidadãos romenos e também, a solicitação de passaportes.
A vinda do Consulado Itinerante para Santa Catarina, sempre foi um sonho da comunidade romena, através da Associação dos Romenos Bessarabianos e do Consulado Honorário.
Para a realização dos intensivos trabalhos se fez presente toda a equipe Diplomática, liderada pela Embaixadora V. Exª Monica Mihaela Ştirbu, o Cônsul Geral Senhor Florin Palade e delegação da Embaixada, além do Cônsul Honorário de SC, Senhor Edson Roberto Dreher e da Coordenadora do Projeto de Cidadanias, Senhora Florentina Muller Gruhlke.
O evento marcante foi a cerimônia de Juramento de lealdade a Bandeira e ao País da Romênia, para a obtenção da cidadania de 25 novos cidadãos, somando um total de 34 cidadanias, com a inclusão dos filhos menores, que ocorreu no dia 29 de julho, presenciada e coordenada pela Embaixadora V. Exª Monica Mihaela Ştirbu.
Conforme a publicação da Senhora Embaixadora, nas redes sociais, a mesma descreveu o evento como não apenas um gesto simbólico de reconciliação com a história, mas também, uma prova palpável da unidade e da integração do povo romeno, onde quer que ele esteja no mundo. Esse evento passou além do sonho de obter a cidadania ou a realização de formalidades, sobretudo, caracteriza a reafirmação de uma identidade compartilhada, um compromisso com valores e culturas comuns e a promessa contínua de manter esses laços vivos para as gerações futuras.
Durante os 5 dias ininterruptos, no Consulado Itinerante, passaram centenas de pessoas pelo atendimento consular, o primeiro nessa categoria realizado no Brasil, aonde além dos novos cidadãos que fizeram seu juramento de cidadania, os quase 100 pedidos de passaportes e os novos pedidos de recuperação de cidadania de inúmeras famílias terão impacto em mais de 300 pessoas e caminhamos para ter mais de 1000 cidadãos romenos em breve em Santa Catarina.
Devido a esse fortalecimento constante de nossa comunidade, deveremos ter uma seção Eleitoral no próximo ano, para eleições romenas, fato que muito nos orgulha.
Este evento foi intermediado pelo Cônsul Honorário do Estado de SC, senhor Edson Roberto Dreher, cujo reconhecimento se pauta no incansável trabalho dedicado a comunidade romena do Extremo Oeste e região.
Esta comemoração significativa em Chapeco SC é um testemunho da diversidade, solidariedade e orgulho que caracterizam e fortificam cada vez mais a comunidade romena do estado de Santa Catarina.
Bom dia,
Que riqueza de Cultura e o trabalho em Iporã.
Gostaria da ajuda de vocês:
Meu avô Alexandre Scherenda veio na primeira guerra da Bessarabia.
Mas no Brasil, em São Paulo,tinham dificuldade para entender sobrenomes diferentes como o do Meu Avô.
Scherenda ou Scheroider ou ainda Schereder.
Meu bizavô se chamava Tufini Stefanov Scherenda ( Scherenda ou Scheroider ou ainda Schereder).
Existe alguém com esse sobrenome ou parecido em Iporã?
Atenciosamente,
Luciano