A Senhora Lydia Balmer nasceu no dia 23 de fevereiro de 1921, em Teplitz, Bessarábia Romênia. É filha de Benjamin e Emilie Balmer.
A família Balmer Imigrou ao Brasil em 1930, e estabeleceu residência na cidade de Porto Feliz, hoje Mondai.
Casou- se com Waldemar Lerhbach e teve 4 filhos e uma filha, hoje contando com noras e netos.
A tão conhecida e amada Dona Lydia, é sócia fundadora da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina, onde sempre contribuiu com seus depoimentos vivos, na construção e elaboração da história da imigração romena no sul do Brasil.

Dona Lydia e família sempre receberam de braços abertos, em sua residência, os romenos e principalmente autoridades romenas e com o maior prazer e orgulho disponibilizava documentos, fotografias e com perfeita lucidez e emoção, relatava as histórias de vida vivenciadas na Bessarábia Romênia, da viagem de navio atravessando o oceano e também as histórias vividas no sul do Brasil, com dificuldades e vitórias.
O Consulado Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina, juntamente com toda a comunidade romena, expressam as felicitações a Dona Lydia pelos seus 100 anos vividos com muito amor e alegria. Desejam a ela saúde e alegrias junto com sua família e amigos.
Herzliche Glückwünsche zum 100-en Geburtstag für Lydia Balmer-Lehrbach.
Herzliche Grüße aus Deutschland sowie gedanklich aus Teplitz – Bessarabien. Ich war in Teplitz im Juli 2019 auf der Reise, somit darf ich diese Grüße aus Lydias Heimatort auch an euch weiterleiten.
Danke schoen!
Parabéns Tia Avó… Somos os Balmer do Mato Grosso…